Pix: Como as novas regras impactam as pequenas e médias empresas

03/02/2023



No início do mês de janeiro, o Banco Central anunciou algumas mudanças dentro do sistema de pagamentos instantâneo mais utilizado no país: o PIX. As modificações visam aprimorar o dia a dia dos usuários e, ainda, manter o mesmo nível de segurança. 

Pensando em ajudar pequenas e médias empresas a entenderem melhor sobre as mudanças realizadas dentro do sistema de pagamento, Paulo Castro, CEO e cofundador do Contbank, fintech especializada em produtos financeiros e de crédito para PMEs, explica abaixo detalhes sobre as novas regras. 

Horário noturno:
Agora, os bancos podem decidir se irão ou não oferecer uma customização de horário noturno diferenciado para que o cliente possa solicitar um limite menor para suas transações. Antes, o horário permitido era entre  20h e 6h, mas as instituições bancárias poderão mudar para entre 22h e 6h.

PIX Saque e PIX Troco:
O valor limite para a retirada de dinheiro por meio do Pix Saque e Pix Troco também mudou! Agora, o limite durante o dia passa a ser de R$ 3 mil e durante a noite passa para R$ 1 mil.

Nova Gestão de Limites:
Outra grande novidade é que os bancos poderão disponibilizar para seus clientes a funcionalidade de gestão de limites. Por meio dela, será possível fazer solicitações de aumento e redução dos limites estabelecidos. Além disso, também será possível estabelecer um limite específico para contas e usuários recebedores. 

 

Fonte: Jornal Contábil


Fechar