Holding: entenda a importância desse tipo de empresa

26/05/2023



O Brasil já possui cerca de 100 mil holdings, que nada mais são do que uma empresa criada com o objetivo de controlar outras empresas, seja por meio da aquisição de suas ações ou da criação de novas subsidiárias. 

A holding possui uma estrutura organizacional que permite o controle acionário de outras empresas, geralmente por meio da posse de ações majoritárias.

O que é holding?
A função principal de uma holding é exercer controle sobre outras empresas, mas seu papel vai além disso. Ela atua como uma gestora estratégica, concentrando o poder de decisão e o planejamento estratégico em nível corporativo. 

Dessa forma, a holding pode coordenar as atividades das empresas controladas, promover a alocação eficiente de recursos, otimizar os processos operacionais e maximizar os resultados do grupo como um todo.

Uma holding pode adotar diferentes estruturas, como a holding pura, que se dedica exclusivamente ao controle das empresas, a holding operacional, que também exerce atividades operacionais próprias e a holding de participações, que detém participações acionárias em outras empresas, mas não exerce atividades operacionais diretas.

Vantagens
As vantagens de se criar uma holding são diversas. Em primeiro lugar, ela permite uma maior proteção patrimonial, uma vez que os ativos das empresas controladas ficam separados dos ativos pessoais dos acionistas da holding. 

Além disso, a holding facilita a gestão e o planejamento estratégico, possibilitando a concentração de recursos e a busca por sinergias entre as empresas controladas. 

Também é possível obter benefícios fiscais e tributários, dependendo da legislação do país em que a holding está registrada.

Outra função importante de uma holding é a organização de heranças e a sucessão patrimonial. Ao criar uma holding familiar, por exemplo, os membros da família podem transferir gradualmente o controle e a propriedade das empresas para as gerações futuras, garantindo a continuidade dos negócios de forma estruturada e minimizando conflitos.

Planejamento
No entanto, é importante ressaltar que a criação de uma holding requer um planejamento cuidadoso e especializado, envolvendo aspectos jurídicos, tributários e financeiros. 

A estrutura da holding deve ser bem definida, levando em consideração as necessidades e os objetivos do grupo de empresas envolvidas.

Fonte: Contábeis


Fechar